AO VIVO: ACOMPANHE SESSÃO DO TSE; REGISTRO DA CANDIDATURA DE LULA ESTÁ NA PAUTA




Acompanhe.

O TSE realiza nesta sexta-feira, 31, sessão extraordinária. O julgamento do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na pauta. Segundo a assessoria do tribunal, serão julgados o pedido de candidatura e diversas contestações ao registro. O relator do caso é ministro Luis Roberto Barroso.

Acompanhe a sessão:

https://youtu.be/ON1Qlbiqr2g

A procuradora-Geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou em 15/8 impugnação ao registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A petição foi encaminhada ao ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, horas depois de Lula requerer o registro de candidatura ao cargo de presidente da República no Tribunal.

No documento, a procuradora-Geral Eleitoral apresenta certidão, emitida pelo TRF da 4ª Região, que confirmou a condenação, determinada em 1º grau pelo juiz Federal Sérgio Moro, e aumentou de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês de reclusão a pena imposta ao ex-presidente pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com essa decisão, a situação do ex-presidente, segundo a PGE, enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na lei complementar 64/90, considerando a redação dada pela lei da ficha limpa – lei complementar 135/10, segundo a qual não podem se candidatar às eleições condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Em outro trecho da impugnação, Raquel Dodge salienta que o TSE já consolidou o entendimento de que condenações como a do TRF da 4ª região são causa de inelegibilidade. Segundo a PGE, a súmula 61 da Corte estabelece que o condenado só retoma a capacidade eleitoral passiva oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal.

Por entender que faltam ao pedido os pressupostos de validade e eficácia, o MPE pede ao relator do caso no TSE que o registro de candidatura de Lula seja indeferido e ressalta que não há hipótese de candidatura sub judice.

  • Processo: 0600901-80.2018.6.00.0000
Acesso: 31/08/2018 ás 16:30

Fonte:http://www.migalhas.com.br/




Baixar em PDF
© 2017 - Giacon Advocacia - Desenvolvido por DanBritto-Design& Co.